segunda-feira, 2 de maio de 2016

PROJETOS DE PUBLICAÇÃO COLETIVA NO BRASIL



Os jovens escritores brasileiros têm vindo a contornar a dificuldade que encontram na publicação dos seus trabalhos, optando pela publicação de antologias e coletâneas. O problema que enfrentam é tanto maior conforme o afastamento que têm das grandes editoras do eixo Rio-São Paulo. Com efeito, apesar da maioria dos estados possuírem pequenas editoras capazes de imprimirem os livros, falta-lhes, na maioria das vezes, capacidade para uma distribuição eficaz.
Nas publicações coletivas, os custos tornam-se mais suportáveis para os autores e, simultâneamente permite-lhes "viajar" com outros escritores de várias regiões do país.
Encontra-se neste caso o coletivo "Bar do Escritor", encabeçado pelo goiano Cristiano Deveras, que reúne escritores não só brasileiros, mas também de outros países lusófonos. Este ano, o "Bar do Escritor" está a preparar a sua sexta edição, onde está já confirmada a presença de um português, um angolano e cinco moçambicanos.


Fontes: Marcos Nunes Carreiro, Dificuldades de ser escritor no Brasil incentivam projetos de publicação coletiva, Jornal Opção, edição 2130.



Nenhum comentário:

Postar um comentário