terça-feira, 19 de julho de 2016

MÚSICOS AMERICANOS - NOTAS SOBRE A HISTÓRIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO


A American Federation of Musicians conta a sua história, recordando que foi constituída em 1896, numa reunião em Indianapolis, albergando todos os músicos que recebessem pelos seus serviços musicais. Representava 3000 membros.

No início do século XX, os músicos encontravam-se, praticamente, por todo o lado, cinemas, restaurantes, boates, salões de hotel, parques de diversões, carnavais, sinfonias, óperas, ballets e cada vez mais nos teatros, fazendo o acompanhamento de filmes mudos.

Em 1927, foi apresentado o primeiro filme sonoro e, no espaço de dois anos, 20.000 músicos perderam os seus empregos nos fossos dos teatros onde tocavam nos filmes mudos. Esta não terá sido a primeira ou a última vez que os avanços tecnológicos terão afetado as condições de trabalho destes profissionais.

Os músicos terão então mantido um salário mínimo forte nos trabalhos de registos fonográficos, designadamente nos sistemas vitaphone  e movietone. Em 1938, as companhias de cinema assinaram o seu primeiro contrato com a American Federation of Musicians (AFM).

Fonte: History, American Federation of Musicians.





Nenhum comentário:

Postar um comentário