sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CLÁUDIO PASTRO (1948-2016) - ARTISTA SACRO BRASILEIRO


A obra de Claudio Pastro (Youtube / Graça Ribeiro)

O artista sacro brasileiro Cláudio Pastro, considerado um dos mais expressivos nesta área, faleceu no dia 19 de outubro, em São Paulo.

Cláudio Pastro, grande devoto da espiritualidade beneditina, recebeu o título de oblato. Tendo enveredado pela arte sacra desde 1975, cursou teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

No ano de 2000, Cláudio Pastro foi incumbido de cuidar de toda a arte da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O artista também foi o responsável pela criação de todas as peças litúrgicas que o Papa Francisco utilizou na celebração das missas realizadas em Aparecida e no Rio de Janeiro em 2013.
A sua contribuição artística foi distinguida com o título de Doutor Honoris Causa, em 2007, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Recentemente, Pastro teve o privilégio de ver inaugurado o memorial a Nossa Senhora Aparecida, pelo Papa Francisco, nos Jardins do Vaticano.
Nasceu em São Paulo, em 1948.
Fontes: Radio Vaticano, 19/10/2016; Youtube / Graça Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário