quinta-feira, 27 de junho de 2019

FRANCISCO ANTONIO LEÓN CUERVO - ESCRITOR MEXICANO

Francisco Antonio León Cuervo venceu o Prémio das Literaturas Indígenas da América 2018. No seu discurso de agradecimento, Francisco Cuervo conta:
"Dizem que nasci numa sexta-feira, a 2 de outubro de 1987, pela quatro da manhã. Já era tarde para dormir, mas ainda cedo para me levantar, e essa é a causa que atribuo à minha insónia, dizem também que sou viciado em sonhar e tenho propensão para rir. Ouvi de minha mãe e de minha avó as primeiras histórias, mas pouco me recordo delas. As que me lembro são as que me contou o meu pai, que falam quase sempre da história da família."
" Nos últimos anos conheci os escritores do sudeste da literatura indígena, uma literatura romanesca, pujante, mas com muitas limitações na estrutura, e no caso da poesia, na métrica e no ritmo. A literatura indígena começou, recentemente, a florescer, faltam estilos por formar, e muitos temas por abordar. No entanto, alguns escritores crescem a passos de gigante, como Solano, que em minha opinião é o melhor poeta indígena do nosso tempo."
Escreveu "El Eterno Retorno", que diz ser uma tragicomédia, afirmando que não há felizes para sempre, por que sempre é muito tempo.
Fonte: Universidade de Gualadajara, MX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário