sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

MÃE STELLA DE OXÓSSI - IALORIXÁ BAIANA

Faleceu com 93 anos, a ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi, que era considerada uma das referências do candomblé no Brasil.

Nascida em 2 de maio de 1925, em Salvador, Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayode, era a quinta ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais tradicionais da Baía. Ainda adolescente, foi levada por uma tia a um terreiro onde conheceu o candomblé. Trabalhou como enfermeira ajudando principalmente os mais pobres. Escreveu vários livros, entre eles "Meu tempo é agora", "Òsósi – O Caçador de Alegrias", "Epé Laiyé- terra viva" e "Ófun", sendo uma das primeiras mulheres a escrever sobre candomblé no país.

Como defensora da cultura negra, foi agraciada com diversos títulos, nomeadamente com  o de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Baía (2005) e da Universidade do Estado da Baía (2009). Em 2013, foi eleita para a Academia de Letras da Baía, onde tomou posse da cadeira número 33, que já anteriormente havia sido ocupada pelos escritores Castro Alves e Ubiratan Castro de Araújo.
Fonte: "Morre Mãe Stella de Oxóssi, referência do candomblé no país", Diário de Pernambuco, 27/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário